Inscrição FIES 2019: Como se inscrever, Inscrições FIES

Com objetivo de melhorar o acesso ao ensino superior, o Governo Federal criou anos atrás o Fundo de Financiamento Estudantil, mais conhecido como Fies 2019. Se você quer financiar seus estudos em instituição de ensino particular com baixas taxas de juros, confira como fazer sua Inscrição FIES  2019, e comece a pagar somente após a conclusão do seu ensino. Ficou interessado? Então confira abaixo as condições para fazer sua inscrição FIES 2019, e realize seu sonho de receber seu diploma.

Inscrição FIES 2019
Inscrição FIES 2019

Trata-se de uma iniciativa que oferece financiamento de curso de ensino superior em instituições educacionais privadas atuante em território brasileiro. Ano após ano o programa atrai milhares de pessoas que sonham em fazer a faculdade que tanto sonhou na infância. Então, quer conhecer como fazer inscrição fies 2019? Leia o artigo abaixo!


O que é FIES 2019

FIES 2019Trata-se de uma iniciativa do Governo Federal, para permitir o financiamento dos estudos no ensino superior para estudantes de baixa renda, com baixas taxas de juros.

Para participar, o estudante precisa estar matriculado em curso superior de instituição de ensino privada com avaliação positiva no Ministério da Educação.

O financiamento é oferecido com 18 meses de carência para começar a pagar após a conclusão dos estudos, e a única despesa que o estudante terá durante os estudos são os pagamentos dos juros do financiamento, cobrados semestralmente durante o aditamento do FIES 2019.

Como Funciona

Como Funciona FIES 2019O Fies 2019 é um financiamento de estudos no ensino superior em instituições de ensino particulares, para estudantes que não possuem condições de arcar com os valores integrais das mensalidades. As taxas de juros praticadas são de 3,4% ao ano para contratos firmados antes de 2015, e 6,5% ao ano para contratos firmados após esse ano.

O agente operador do Fundo de Financiamento estudantil é o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que assumiu essa responsabilidade em 2010.

O fundo oferece financiamentos de 50% e 100% do valor das mensalidades, e as inscrições FIES 2019 ficam abertas o ano todo, podendo o aluno concorrer a um financiamento a qualquer momento do ano que desejar.

Novas Regras

Regras FIESPelas novas regras aprovadas pelo Ministério da Educação em 2015, os financiamentos concedidos após o segundo semestre de 2015 terão taxas de juros de 6,5% ao ano (superiores às taxas cobradas anteriormente), para reduzir os prejuízos que os bancos estavam tendo com os financiamentos. Assim, com taxas de jutos ligeiramente mais altas, o fundo de Financiamento Estudantil terá sua continuidade garantida pelos próximos anos.

O objetivo das mudanças propostas, é trazer as taxas de juros do programa mais próximas às praticadas pelo mercado. Apesar da redução no número de novos contratos, o Governo Federal já garantiu a continuidade do processo de Inscrição FIES 2019, que em breve estará aberto para novos estudantes.


Fies 2019 Inscrição

O Fies 2019 contará com várias novidades, entre elas, a oferta de 100 mil vagas a juros zeros para estudantes mais carentes. Trata-se de uma grande oportunidade para as pessoas que antes não tinha como investir na mensalidade do curso e também nos juros praticados pelas agências bancárias. Os restantes das vagas terão juros que diversificam de acordo com o banco onde o financiamento é efetivado.

Neste ano, o Fies estará abrindo seu processo seletivo a partir de 6 de fevereiro e se estenderá até o dia 9. Ou seja, o estudante terá quatro dias para escolher em qual vaga concorrer à um financiamento.


Como funciona a inscrição Fies 2019

O processo de inscrição do Fies 2019 pode parecer um pouco complicado, mas à medida que o candidato vai lendo o que está sendo pedido, tudo fica mais claro e óbvio. Após ser pré-selecionado no Fies 2019, você precisa comparecer à instituição de ensino superior escolhida no momento da inscrição para apresentar os documentos FIES 2019 que comprovam as informações fornecidas no momento do cadastro. Alguns documentos pedidos pelas instituições são:

Como se inscrever FIES
Como se inscrever FIES
  • Carteira de identidade;
  • CPF;
  • Comprovante do imposto de renda (caso declare);
  • Contracheque;
  • Entre outros.

Para iniciar o cadastro no programa, o primeiro passo é o estudante realizar a inscrição no portal SISFIES 2019. Durante o primeiro acesso, serão solicitados os seguintes dados:

  • CPF do estudante
  • Data de Nascimento;
  • E-mail para contato;
  • Criar uma senha.

Após confirmar o cadastro, o estudante precisa acessar seu e-mail, e validar o e-mail de inscrição enviado pelo Ministério da Educação. A partir daí, o estudante já poderá acessar o portal FIES Seleção, usando seus dados informados no cadastro, e a senha que criou para o acesso.


Quem pode se inscrever no Fies 2019

Quem pode se inscreverPara se inscrever no Fies 2019, é necessário que o candidato obedeça a determinados requisitos do programa. Embora seja um programa do governo, não há vagas para todos. Portanto, essa filtragem é realizada de acordo com alguns requisitos.

Para se inscrever no Fies 2019 é preciso:

  • Não ter zerado a redação da prova;
  • Ter feito a prova do ENEM a partir do ano de 2010;
  • Conseguido uma média acima de 450 pontos;
  • Ter renda máxima de até 2 salários-mínimos por cada componente familiar;
  • Ser pré-selecionado no processo seletivo feito pelo MEC.

 


Documentos necessários

Documentos DIES 2019Uma vez que o estudante tenha sido selecionado pelo MEC para participar do financiamento, será necessário entregar uma série de documentos para a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) de sua instituição de ensino para formalizar seu contrato. Veja abaixo os documentos necessários para o FIES 2019:

  • Documento de identidade do estudante e do cônjuge do estudante;
  • Documento de identidade do fiador do estudante e de seu cônjuge.
  • CPF do estudante e do cônjuge do estudante;
  • CPF do fiador e de seu cônjuge;
  • Certidão de casamento ou contrato de união estável do estudante e do fiador (se casados);
  • Comprovante de residência do estudante e do fiador;
  • Comprovante de rendimentos do fiador (contracheque, declaração do imposto de renda, etc).

Se os documentos forem aprovados pela comissão de acompanhamento, será necessário ainda entregar os documentos na instituição bancária, para formalizar de vez o contrato do FIES 2019. Confira abaixo quais os documentos serão necessários:

  • DRI – Documento de Regularidade de Inscrição, entregue em caso de aprovação pela CPSA da instituição e ensino;
  • Documento de identidade;
  • CPF;
  • Certidão de casamento e documentos do cônjuge, se casado;
  • Documentos de identidade do fiador;
  • CPF do fiador;
  • Caso o estudante também seja bolsista parcial do PROUNI, cópia do termo de concessão da bolsa.

Após a entrega de todos os documentos na instituição bancária, basta aguardar a aprovação de seu financiamento. Você pode acompanhar o andamento da concessão da bolsa pelo portal do Ministério da Educação.


Como se inscrever no Fies 2019

Caso tenha verificado que se encaixa nos requisitos do Fies 2019, o candidato poderá fazer sua inscrição no processo seletivo de forma online e grátis. É importante ter em mente que a primeira inscrição no Fies não é realizada no campus da instituição de ensino superior, mas sim, de forma online. Siga os passos abaixo:

  1. Primeiramente acesso o site do FIES Seleção pelo seguinte endereço: fiesselecao.mec.gov.br.
  2. Na parte superior da página clique na opção “fazer minha inscrição”.
  3. Então, você será redirecionado à uma página que pedira o seu cadastro de pessoa Física (CPF), data de nascimento e a reprodução do código de verificação. Ao término do preenchimento, clique em “prosseguir”.
  4. Você direcionado à uma página onde deverá preencher alguns dados pessoais, como os componentes da sua família, assim como suas respectivas rendas, caso tenha.
  5. Ao final, você deverá selecionar uma vaga que deseja concorrer ao financiamento.

O resultado do Fies 2019 é divulgado dias após o fechamento da inscrição. Portanto, é necessário que o candidato fique bem atento para que não perca também o prazo de comparecer a instituição para comprovar os dados.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *